terça-feira, 18 de março de 2008

A entressafra e suas consequências.


Essa falta de shows e eventos que estou passando neste mês de março, me fez sentir coisas totalmente contrárias ao que geralmente sinto. Sempre, independente do lugar onde estava trabalhando ou com quem estava, batia a saudade de casa e o desejo de voltar assim que possível. Na minha primeira turnê fora do Brasil que foi em 2005 e que durou 110 dias, quando cheguei na marca dos 60 dias, me bateu um desespero para voltar pra casa, que acredito que se eu pudesse de alguma forma fazer com que minha ex-esposa sentisse o que senti, o nosso casamento não teria acabado. Kkkkk. Vamos ver se eu vou sentir a mesma coisa agora como um homem solteiro. Acredito que sim, pois mesmo solteiro, tenho um herdeiro (hoje com 12 anos) me esperando e morrendo de saudades. Acho que essa turnê de 110 dias foi mais difícil pra ele do que pra mim. Sempre gostei de estar em casa nas horas vagas, mesmo que fosse para comer aquele macarrão pronto (Nissin Que Nojo) com aqueles temperos. Conversando recentemente no carnaval com Denílson, que opera o P.A. de Lenine, ele me falou algo que recordo agora fazendo este texto. Ele me falou: Pôxa Titio... Vivemos viajando por causa do nosso trabalho, e quando chegamos em casa, a mulher quer sempre sair de casa, viajar! É uma situaçãozinha complicada essa nossa. Kkkkk

O artista com quem trabalho está se recuperando de uma cirurgia, por isso não tem nenhum show dele em março e não consegui nenhum trabalho extra para este mês até a data de hoje. Os trabalhos no estúdio de jingles, para complicar mais ainda, deram uma diminuída assustadora e isso está me fazendo repensar por qual caminho seguir, pois quem segurava a onda nessas entressafras de shows era o estúdio. Não preciso nem falar que por causa disso tudo, minhas finanças estão completamente desajustadas, não é?

Não estou acostumado a ficar em casa esperando dar a hora de pegar meu filho no colégio ou de almoçar e dar um cochilinho depois. Não vou negar que é muito legal dar um cochilo depois do almoço, mas realmente não estou muito afim que isso continue. E esta vontade e necessidade de sair de casa que estou sentindo nestes dias, faz muito tempo que não sinto! É muito curioso isso, e queria passar este meu caso para vocês. Quando as coisas voltarem ao normal (pelo menos é isso que espero), os sentimentos vão se inverter novamente, acredito eu! E a vida continua nesta gangorra que teima em ficar variando de posição.

Viver exclusivamente de shows aqui no Recife é uma tarefa quase impossível, mas este mês de março está fazendo com que eu olhe mais para este lado e tente buscar outras alternativas. Só tenho confirmado até a data de hoje um show para fazer com Silvério Pessoa no dia 2 de abril num hotel no Cabo de Santo Agostinho e tem o Abril Pro Rock que é um evento que participo como operador de monitor do palco 2 já faz uns 5 anos, mas esse ano não tenho a certeza que vou participar, pois não sei se será a mesma empresa de som que vai fazer o evento e que sempre me contrata. A primeira parte da turnê 2008 na Europa de Silvério Pessoa que seria de maio até junho não está confirmada ainda e se fosse confirmada, com certeza eu iria. A segunda parte, que seria de julho até agosto, está bem mais adiantada, mas não tenho a certeza se irei, pois existe a possibilidade de um trabalho para eu fazer numa produtora na campanha política que está por vir. Como a campanha terá uma duração de 3 meses, fica inviável para eu financeiramente trocar estes 3 meses por apenas 1 mês de turnê. Mas isso também não está nada acertado. Só estou mostrando as possibilidades. Caso se concretize a política, irá outro operador de áudio no meu lugar na turnê, pois Silvério, como ele me disse, não faz mais shows ou turnês sem o seu operador. Graças a Deus!!! Essa atitude de Silvério é seguida pela grande maioria dos artistas hoje em dia aqui de Recife. Até artistas ou bandas que ainda não tem a mesma expressão no cenário musical como Silvério, fazem questão de andar com seus próprios operadores. Isso era muito diferente na época que iniciei na carreira com a Banda Versão Brasileira no final dos anos 80, aonde a grande maioria utilizava os serviços dos funcionários das empresas de som, que não tinham idéia de como era o show e muitas vezes por acharem que não tinham obrigação de fazerem tal trabalho sem serem remunerados pelos artistas ou bandas, faziam o serviço sem muito interesse, causando assim distúrbios com os músicos e artistas. As próprias empresas conseguiram melhorar esta relação entre funcionários e artistas, mas não acabaram por completo, principalmente nas pequenas empresas.

Por causa dessa mudança no mercado, aonde a grande maioria dos artistas tem seus próprios operadores de áudio, fica mais difícil para um técnico conseguir fazer um trabalho com outro artista. Essa possibilidade aumenta em datas especiais, como as festas juninas e o carnaval, aonde temos um acréscimo absurdo de quantidade de shows. Neste carnaval, operei o P.A. da banda Delrey e fui contatado, mas não pude fazer Siba e a Fuloresta porque tinha show de Silvério no mesmo dia e ele é minha prioridade, pois ele me prioriza também.

E assim seguimos nessa gangorra maluca que é a vida!

Espero que este texto sirva pra alguém em alguma coisa.

Um abraço a todos.

4 comentários:

Hilda B. disse...

Muito boas as suas histórias, adorei seu blog e poder viajar pro outro lado do palco!
Linkei seu blog ao meu podcast Trem de Doido !(http://mynerva.podomatic.com)
Continue sempre atualizando, mesmo qndo tiver muuuuuuuuuuuuuuita coisa pra fazer...rs
bjos

Titio disse...

Olá h.b.
Fiquei muito feliz ao ler seu comentário. Sempre tive vontade de passar essas curiosidades para o pessoal que não tem a menor idéia de como é feito um show ou festival. Só não gosto muito do compromisso de ter que escrever, pois vou querer deixar sempre atualizado, mas eu já estou começando a gostar dessa onda, principalmente porque estou sentindo um “feedback” muito legal.
Fui ao seu endereço para ver o link do meu Blog e fiquei lisonjeado de fazer parte de um lugar que fala de música seriamente. Muitos textos interessantes. Muito obrigado pela oportunidade.
Qual sua ligação com Sá, Rodrix & Guarabyra?
Precisando de qualquer coisa aqui em Recife, é só entrar em contato:
titioaudiomidi@gmail.com
Beijos pra você também.

Pezão disse...

Titio:
Teu blog é divertido, cara.
Gostei.
E o seu texto é leve para um trabalhador braçal.
Muito bom.
I'll be back.
Pezão.

Anônimo disse...

Boa Titio, parabens pelo seu blog muito bom mesmo, estamos ai pra fazer ums subs nessas turnes europeias, grande abraco,

Normando Paes