segunda-feira, 3 de março de 2008

Turnê 2007 - Silvério Pessoa - Show 6 - Festival EsperanzAh! - Bélgica.




Acordamos cedo, pegamos a nossa van e seguimos para a Bélgica. Fomos direto para o festival, mesmo sendo um dia antes do nosso dia da apresentação. Ao chegar perto, já notamos pela quantidade de carros estacionados, que o evento era grande. E realmente era! A estrutura era muito grande, com dois palcos, palestras, entrevistas numa rádio montada no evento (Silvério participou), vários stands com artesanato e comida do mundo todo! E muita cerveja, lógico! O pessoal da Bélgica é muito louco para os nossos padrões. Muito álcool e droga rolando o tempo todo. Para vocês terem uma idéia, pessoas que eu achava que eram seguranças, mas na verdade eram médicos, passeavam pelo meio do público e ao avistarem pessoas deitadas (que não eram poucas), iam lá verificar se estavam dormindo mesmo ou passando mal por causa do efeito do álcool ou das drogas. Impressionou-me isto.

Fomos muito bem recebidos, comi comida mexicana, curtimos todo o dia do festival e assistimos ao show de Salif Keita, um renomado nome da World Music. Fomos para o nosso hotel, mesmo ainda tendo mais um show no outro palco, pois estávamos cansados e queríamos descansar para o dia da apresentação de Silvério que era no outro dia.

Eu já sabia que era só "line check" horas antes do início do nosso show, ou seja, só iríamos conferir se os sinais dos instrumentos chegavam corretamente na mesa da frente, com o som bem baixinho, enquanto eram regulados os monitores da banda. Depois era só aguardar a hora de início do show. E foi isto que aconteceu. Não tive muito tempo para organizar o som na frente, pois só tive uns 2 minutos para abrir o som normalmente, no volume de show. Achei estranho, pois o som dos instrumentos não chegava legal como as vozes, e o tempo acabou antes de eu descobrir onde estava o erro. Fiquei na mesa, mesmo depois de ter acabado meu tempo, procurando o motivo do meu desconforto, e acabei achando! Não entrarei em detalhes, pois ninguém (além dos operadores de som que estão lendo este texto) entenderia nada.

Fomos para o camarim esperar o nosso horário, conversarmos sobre como seria o show e como foi o check sound.

Chegou nossa hora!

Se eu falar pra vocês que não estava tenso, estaria mentido. O festival era enorme, o som era enorme, eu não passei o som como desejava, e não sabia como iria ficar o som no começo. Teria que fazer os ajustes durante o show! Respirei fundo e fui.

O sistema de som era muito bom. Era um sistema da Nexo, que na minha opinião, é um dos melhores do mundo. Começa o show... Cadê o som da vinheta de abertura? Nada! Pensei com meus botões... e agora? Se o começo está assim, como farei todo show? Depois de 15 segundos notei que o técnico me entregou a mesa com um máster de VCA fechado (só vai entender quem é do ramo) e não dava para ver direito porque o botão era muito pequeno e ainda estava de dia, mesmo sendo 19 horas, e batia sol na mesa. Abri o máster e o som da vinheta de abertura apareceu. Ufa!

Vamos ver agora como vai ser quando toda banda entrar de uma vez!

Mas como já tinha adiantado para vocês, o sistema era muito bom, e tudo soou mais ou menos como eu queria. Foi só ajustar alguns detalhes durante as duas primeiras músicas e seguir normalmente como de costume.

O show foi muito bom, muita gente aplaudindo, dançando e curtindo, mesmo não conhecendo nada da obra de Silvério. Não vou me cansar de falar isso: este é o grande barato destes festivais na Europa! O pessoal é aberto para novos sons.

Neste show, Silvério encerrou com o Coco do M. Voltamos para o bis com Na Boléia da Toyota e no final todos foram aplaudidos! Um gringo passou pela frente da mesa e fez o sinal de positivo. Nada mais gratificante para um operador de som.

Missão cumprida!

2 comentários:

A* disse...

Passeando pelo próximos blog me bati com este e rí muito na parte -(além dos operadores de som que estão lendo este texto) entenderia nada.
Fiquei curiosa...desculpa a ignorância mas quem é Silvério Pessoa?!Imagino um brasileiro que eu não tive o prazer de saber que tipo de música toda...Se você puder me informar agradeço e boa sorte pra ti aí!!

bjcas

Titio disse...

Olá A. Rivas.
Realmente vai ter coisas no meu texto que só os operadores de áudio vão saber o que eu estou falando,
mas vou tentar ao máximo não entrar muito na parte técnica, ok?
Quanto à Silvério Pessoa, ele é um artista aqui de Recife. Foi o vocalista de uma banda chamada Cascabulho e está
atualmente no seu terceiro CD na carreira solo, sendo este último só com músicas de sua autoria. Para saber mais detalhes sobre Silvério Pessoa, é só ir no site dele :
www.silveriopessoa.com.br ou procurar no Orkut a sua comunidade chamada Silvério Pessoa.
Qualquer outra dúvida, é só perguntar.
Um abraço.