domingo, 21 de dezembro de 2008

Operando o monitor da Banda Treminhão – Tranquilidade – Como sincronizar o laptop com a mesa PM5D ou 01V96.

Olá pessoal.

Fui convidado para fazer o monitor de uma banda instrumental daqui de Recife chamada Treminhão. Formação simples. Basicamente bateria, baixo e guitarra/viola. Três músicos no palco. Neste show teria uma participação de dois cantores. Sem problemas. Deixei dois microfones sem fio preparados para isso. Usei três vias com dois monitores de chão cada, mais uma via de SUB para o baterista que preferiu usar fones.

Na hora marcada para o sound check eu cheguei ao local. Levei meu laptop, mas não tinha certeza se iria usar. Pensei até em levar só o pendrive para usar pela primeira vez, mas iria quebrar a cara, pois a mesa de monitor era uma digital PM5D RH da Yamaha, e ela utiliza outro sistema para salvar externamente. Já tinha até comentado em algum lugar que achava muito chato esta falta de padronização das mesas da Yamaha, tanto para salvar as cenas como para se conectar ao laptop. Umas mesas usam o pendrive como mídia para salvar como a M7CL, mas a PM5D usa cartão PCMCIA. E umas mesas usam conexão de rede para interagir com o laptop, como é também o caso da M7CL, mas a PM5D usa conexão USB para fazer isso. Bem que poderia ser um padrão para todas as mesas. Por isso, ando com os dois cabos, o USB e o de rede tipo cross.

Quando vi que seria uma PM5D RH no monitor, e que seriam poucos canais para controlar no show, pensei seriamente em não usar o laptop. Mas não resisti e sincronizei meu computador com a mesa. Já virou um vício mesmo. Usaria mais o laptop para salvar minha sessão da mesa como garantia, pois a cena da banda ficaria salva na mesa. Detalhe da janela de equalização da mesa digital PM5D RH.

A conexão via USB é infinitamente mais simples em relação à conexão via rede, mas bem que poderia ser plug-and-play (conectar e ser reconhecido imediatamente). Vou aproveitar que falei nisso e comentar com se faz a conexão via USB com o laptop. Primeiramente você tem que baixar o USB MIDI-DRIVER no site da Yamaha e instalar no seu laptop.

Lembrando também que existem duas versões de FIRMWARE para as mesas PM5D e uma sessão salva de uma mesa da versão 1 não é entendida pela mesa de versão 2 e vice-versa. Por isso você tem que ter os dois editores das mesas. Baixe os editores das mesas. Todos estes downloads se encontram neste endereço:

http://www.yamahaproaudio.com/downloads/firm_soft/index.html Meu laptop (à direita) sincronizado com a mesa digital PM5D RH.

Depois de tudo instalado, vamos conectar.

Não tem muito segredo. Do lado direito da mesa existem vários botões de atalho para se chegar a vários controles de configuração da mesa. E um desses botões é o atalho para se chegar às configurações MIDI. Apertando seguidamente este botão, vai-se mudando as páginas. Numa dessas páginas, você vai encontrar no canto direito bem abaixo uma opção para configurar o PORT de comunicação com o laptop. Se eu não me engano, está escrito EDITOR Studio Manager. É só colocar a opção USB na janelinha e na outra janelinha deixar canal 1 (ou ID 1).

Pronto. A mesa já está preparada para se comunicar com o laptop via USB. Este cabo é aquele tipo impressora. Ande sempre com o seu para não depender de ninguém. Conecte seu laptop à mesa.

Abra o Studio Manager. Escolha a versão da mesa (PM5D ou PM5DV2) e clique em Add. Clicando na aba MIDI Ports acima deve aparecer várias opções no Input/Output com o nome Yamaha. Escolha a primeira opção que se refere ao canal 1 (tanto no Input Ports como no Output Ports). É só clicar no quadradinho à esquerda do nome. Clique Apply e dê OK. Vai aparecer agora um quadro com a foto da mesa escolhida. Dê dois cliques para abrir o EDITOR da mesa. Depois que ele abrir, vá em FILE > SYSTEM SETUP. Agora é só escolher nas janelas Input port e Output port a mesma opção com o nome Yamaha que você selecionou anteriormente na aba MIDI Ports e clicar OK. Deve só aparecer esta opção nas duas janelas aqui no System Setup. Se não tiver esta opção de escolha, você fez algo errado no começo. Comece do início, com calma.

Agora o laptop está se comunicando com a mesa. Vá em SYNCHRONIZATION e faça a sincronização. Eu explico com mais detalhes esta parte em outro texto aqui no Blog em que falo como fazer a conexão com a M7CL. Dê uma olhada, pois dependendo da sua escolha, você pode apagar todas as cenas da mesa. E o pessoal da empresa de som não vai gostar nada disso, não é mesmo?

Este procedimento serve para a mesa O1V96 que usa USB também para conexão. Mas só para a 96, pois a 01V não se comunica com o laptop. Com Neto, técnico de monitor da empresa de som.

Sobre o show não tenho muito que comentar. Bons equipamentos + tempo para fazer o sound check + bons músicos + bons instrumentos + boa equipe técnica da empresa de som = TRANQUILIDADE.

Para não dizer que não houve nada... Estava tão tranqüilo no palco, que inventei de fechar o canal da guitarra enquanto o músico usava a viola. Invenção de quem não tem o que fazer, pois estava tudo “redondinho”. Acabei esquecendo de abrir na outra música. O baterista foi quem me alertou. Por causa deste detalhe, ficou em 95% de satisfação da minha parte.

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: