segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Show de Sir Rossi no UK Pub – Melhorada no equipamento de som fez com que eu não tivesse problemas.

Olá pessoal.

Fui operar o som de mais um show da Sir Rossi. Desta vez seria em um barzinho aqui em Recife chamado UK Pub. Já tínhamos feito um show lá anos antes. Já sabia o que iria encontrar. Mas ao chegar à tarde para fazer o sound check, notei que tinham dado uma melhorada no equipamento. Substituíram as quatro caixas antigas do salão por quatro caixas amplificadas da JBL e colocaram também duas caixas de sub-graves da JBL também. Na primeira vez que fiz o show lá, só tinha uma caixa de sub-graves. Uma melhora já significativa. As caixas antigas do salão foram transformadas em caixas de retorno para o palco. E ainda colocaram uma caixa de retorno para o baterista que não existia antes. Se eu não me engano, até a mesa foi trocada. Antes eu acho que era uma Behringer de 16 canais, e agora tinha uma Mackie de 16 canais. Mesma quantidade de canais, mas por usar componentes de melhor qualidade, a Mackie leva vantagem no resultado final no quesito sonoridade. Até o tamanho do palco foi aumentado, deixando tudo mais confortável. Não lembrava se no primeiro show eu tinha colocado microfones em todas as peças da bateria. Por ser um ambiente pequeno, não precisava microfonar tudo. Comecei colocando um microfone no bumbo, outro na caixa e outro no hihat (chimbal). Nos pratos eu sabia que não usaria nada. Minha dúvida era se eu colocava microfones nos dois tom-tons (tambores). Resolvi colocar, pois sou adepto da frase: “É melhor sobrar do que faltar”. Quando fui calculando o que seria usado no show, vi que não teria canais suficientes para microfonar os dois tons da bateria e resolvemos colocar apenas um microfone para captar os dois tambores usados pelo baterista. Os tambores estavam um pouco distantes um do outro e eu não sabia se iria funcionar direito este microfone. Iria pedir pra banda tocar uma música e daria uma volta em todo o ambiente do bar para sentir como estava. Mas antes da banda conseguir tocar uma música, foi decidido deixar os tom-tons sem microfone, deixando este microfone para ser usado pelo trompete e trombone. O sax já tinha um microfone só pra ele, mas o músico não pode vir passar o som. O vocalista da banda também não. Logo no começo do sound check, senti que uma das caixas do salão estava “rachando”, e trocamos esta caixa por uma das que ficava do outro lado do bar, aonde o pessoal não gostava muito do som alto. Não dava pra deixar esta caixa rachando exatamente no local aonde precisava de um nível mais alto de som. Na caixa com problemas eu baixei o volume no botão de controle que tem na sua traseira. Enquanto a banda tocava fui dar a volta no bar e fiz os ajustes necessários. Pensei que não precisaria usar o microfone do hihat, mas tive que aumentar porque ele não estava aparecendo. Os tom-tons também não estavam aparecendo, mas não tínhamos mais canais disponíveis. No monitor não tive reclamações, pois todos estavam se escutando bem. Eu tinha três vias de monitor. Uma para o baterista, outra para o tecladista e uma para o cantor. A via do cantor era a parte mais complicada por causa das caixas que não foram feitas para se usar como monitor. Não tinha como elas trabalharem inclinadas. Duas destas caixas estavam em uma lateral do palco e a outra ficava na lateral oposta, numa distância grande. Posicionei uma das que estava mais perto do cantor para sua direção e a outra deste lado posicionei para o guitarrista. Enquanto a banda tocava, me posicionei no lugar do cantor e usando minha voz dei uma equilibrada no volume até eu começar a escutar minha voz acima da massa sonora que vinha do palco e das caixas espalhadas pelo salão do bar. Tentei até cantar junto com a banda, mas um irmão meu me disse uma vez que eu era desafinado até quando cantava “parabéns pra você”. Minha dúvida era o cantor se adaptar a esta monitoração, pois ele já está acostumado a usar inear aonde se escuta tudo. Ainda liguei pra ele pedindo para trazer o seu equipamento de monitor, mas depois resolvemos fazer com os monitores da casa mesmo. À noite, já no show, só precisei da primeira música para ajustar o monitor do vocalista e para equilibrar os dois microfones dos metais. Não tive mais trabalho nenhum. Não tive nenhum problema de realimentação (microfonia) durante todo show. Só não bebi minha vodka por causa da Lei Seca. No caminho de volta pra casa, enquanto dirigia meu carrinho 1.0 na velocidade de uns 60 Km/h, passou um carrão enorme ao meu lado como um foguete. Pela velocidade que eu estava e como ele passou, estava em uns 120 ou 130 Km/h. Senti-me de novo um imbecil ao ver este carro bater violentamente na traseira de um dos três carros que diminuíam a velocidade por causa do sinal de alerta em um semáforo à frente. Poderia ter sido na minha traseira! Pensei sobre isso ao entrar na rua que ficava um pouco antes do semáforo da colisão. De que adianta seguir as leis se existem pessoas, com muito dinheiro logicamente, que têm certeza que as leis não servem pra eles?

Não tenho mais shows em 2008. Rejeitei um convite para um show no réveillon esperando pegar outro com o cachê bem melhor, mas este show do cachê melhor não apareceu e quando eu tentei pegar o primeiro, já tinha outro operador. Foi um risco que eu assumi. Que venha 2009, pois não agüento mais 2008, mesmo sabendo que vou envelhecer mais um pouco no começo deste novo ano. Ce La Vie.

Saúde para todos que lêem este Blog em 2009, e para quem não lê também.

Mas não desejo porra nenhuma pra gente “do tipo” a que estava dirigindo aquele carrão que quase bate em mim.

Um abraço a todos.

6 comentários:

Unknown disse...

Olá Titio...
Enviei outro comentário em um post anterior, acho que você não viu... Dá uma olhadinha lá..
Está no "Parece mentira... Mas foi verdade! – Caso 2"
Abraços

Titio disse...

Oi Lucas.
Realmente não tinha visto este seu post anterior. Perdoe-me. Acho um exagero você me considerar um "grande e renomado profissional". Meus conhecimentos estão muito aquém deste título. Sou um ex-dj esforçado, com mania de perfeição. Muitas vezes já achei que estava na profissão errada. Os anos vão passando e eu vou ficando. Que bom que meu Blog está chegando em MG. Esse é um dos pontos positivos da internet. Espero que ele continue atravessando fronteiras. Saúde pra você em 2009. Um abraço.

Unknown disse...

oi titio tenho lido todos os seus casos, apesar de nao postar muitos comentários mas to sempre por aqui.
um feliz ano novo pra vc amigo!

Titio disse...

Obrigado Jairo. Você é de onde? Trabalha com áudio também?
Saúde e boa sorte em 2009.
Um abraço.

Anônimo disse...

Opa Titio, feliz 2009, muita saúde, paz, alegria, trabalho e dinheiro!
Abraços.

Titio disse...

Olá Felipe.
Boa sorte em 2009.
Saúde em primeiro lugar, pois com ela a gente tenta alcançar o resto.
Um abraço.