Olá pessoal.
Antes deste trabalho que fiz com Alceu ainda
fiz o SESI Bonecos em Recife, Fortaleza e Salvador.
Mas não vi nada que poderia valer um
comentário aqui no Blog, pois como muitos já sabem, o SESI Bonecos é
praticamente a mesma coisa.
Mesmo line array, mesma mesa de som, mesma
torre de delay, mesma estrutura de palco, etc.
O que muda são as companhias de bonecos e os
shows.
Neste SESI 2012, o show foi mais uma vez da
banda Patu Fu, mas aquele show que eles usam instrumentos de brinquedo. Música
de Brinquedo é o nome do show.
Muito legal.
João Libarino era o técnico de PA mais uma vez
também.
O que eu poderia falar rapidamente foi a
surpresa que eu tive com um espetáculo de sombras de uma companhia do Japão
chamada Kakashi-za.
Impressionante o que os quatro componentes (3
mulheres e 1 homem) fazem com o corpo para formarem as sombras.
Segue abaixo dois vídeos do espetáculo que
encontrei na internet para vocês terem uma ideia.Vídeo 1
Vídeo 2
Vamos passar para o show de Alceu.
Quem acompanha o Blog (e ainda lembra que falei isso há muito tempo atrás) sabe que eu iria usar
uma cena convertida neste show de Alceu Valença que aconteceu no dia 13 de dezembro
de 2012 na Praça do Arsenal em Recife.
Cena da M7CL. |
Cena convertida para PM5D. |
Mesa PM5D da Yamaha. |
E a mesa usada neste novo show seria uma PM5D,
também da Yamaha.
Aurélio é o atual técnico de PA de Alceu
Valença. Quando ele não pode fazer o show, Rogério vai para o PA e eu sou
convidado para fazer o monitor.
Fiz a conversão em casa da cena da M7 para a
PM usando o programinha da Yamaha.
Já falei do programa Console File Converter aqui no Blog em texto passado, é só procurar.
Já falei do programa Console File Converter aqui no Blog em texto passado, é só procurar.
Console File Converter (Yamaha). |
Este programa pode ser baixado gratuitamente
no site da Yamaha.
Funcionou?
No geral, posso dizer que funcionou sim.
Ajudou e muito o trabalho.
Só dois detalhes.
1 - Os EQ gráficos não são convertidos, ou seja,
tive que insertar nas vias de monitor da PM5D os equalizadores gráficos na hora
do sound check e refazer a equalização do zero. Mas nada de grave, pois normalmente
teremos que realinhar os monitores que são outros. Fiz isso.
2 – Tive que ajustar a maioria dos ganhos,
mesmo estes ganhos estando no mesmo valor nas duas cenas, como podem conferir
nas fotos.
Ganhos como vieram da conversão. |
Ganhos ajustados no sound check. |
A maioria dos canais na PM5D soou mais baixo.
Tirando estes dois detalhes, o resto foi
perfeito.
Quando eu ajustei os ganhos nos canais, os
envios dos sinais para as vias seguiram a proporção e foi fácil fazer o monitor
de todos da banda porque tudo já estava devidamente endereçado.
Concluindo...
A ferramenta ajudou bastante no novo trabalho.
Um abraço a todos.
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