segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Tragédia na Boite Kiss - Poderia ser evitada?

Tentei não comentar aqui sobre isso, mas não consegui!
Chorei como muitos Brasileiros.
Pensei no meu Filho como muitos Brasileiros pensaram nos seus.
Soube da notícia pelo facebook quando voltava de um trabalho que fiz para Alceu Valença em Arcoverde, interior de Pernambuco.
Voltava de um show, como muitas vezes eu faço.
Passei todo o dia de ontem vendo as notícias e pensando sobre o assunto.
Não é de hoje que o pessoal das casas noturnas não levam muito a sério o quesito segurança.
Nunca pensam que pode acontecer algo como o que aconteceu no RS.
A boite que trabalhei nos anos 80-90 não tinha saída de emergência como esta em Santa Maria.
E já teve show que o artista usou efeitos com pólvora no pequeno palco.
O problema não é de hoje como podem ver aqui nos meus relatos.
Posso falar com convicção uma coisa:
--- QUASE 100% DAS CASAS NOTURNAS (bares e boites) FECHADAS DE RECIFE NÃO POSSUEM SAÍDA DE EMERGÊNCIA COMO DEVERIAM TER!
Normalmente é só uma porta para entrar e sair!
Isso eu só estou falando de "saída de emergência".
Se for ver todos os requisitos de segurança, acredito que TODAS as casas noturnas fechadas daqui de Recife teriam que fechar suas portas!
E isso, acredito eu, seja muito parecido em todo o Brasil!


Espero que a morte destes jovens não tenha sido em vão.
Que os nossos governantes façam o que deveriam fazer há muito tempo.
Antes de colocar a culpa em dono de bar e músico inconsequente, é bom lembrar que somente pela razão da porta de emergência a boite Kiss não era para funcionar.
E se não funcionasse, não ocorreria a tragédia, não é?
Todo problema do Brasil é fazer com que as leis sejam cumpridas!
Que ninguém consiga alvará ou qualquer coisa que seja por causa de suborno!
Tento fazer minha parte.
Enquanto isso não chega, só me resta chorar.

2 comentários:

Se todos tem uma paixao, a minha paixao é a música. disse...

EH triste...Nem o quando o aviao da tam caiu em congonhas matou tanta gente.
Mas sera que o tecnico de audio da casa conseguiu sobreviver...

Anônimo disse...

Pois é Titio realmente é muito triste, e comentei a mesma coisa que voce, acredito que quase 100% das casas de shows e boates do Brasil são irregulares, a uma semana eu estava comentando justamente isto, fiz um trabalho para uma empresa de locação aqui da minha cidade, com a estrutura muito parecida com esta da boate Kiss e comentei justamente isto com minha esposa, se pegar fogo ou sair uma briga, morre todo mundo porque não tem como sair de la de dentro