terça-feira, 3 de maio de 2022

Show de Marisa Monte em Recife - Pois é...

 
Show de Marisa Monte no Teatro Guararapes. (Foto by Sávio Uchoa)
Olá pessoal.
Um dos shows que me arrependo de ainda nunca ter visto, é o de Marisa Monte.
Toda vez que acontece, escuto o mesmo comentário das pessoas que foram: Show lindo, impecável, perfeito!!!
Mas tem uma explicação para isso. E eu acho até uma explicação simples!
Alguns meses atrás, fui ver um documentário de Marisa Monte no YouTube, indicado por um amigo produtor aqui de Recife.
Esse documentário é antigo, 2008, 2009... Por aí.
Tá no YouTube. Só colocar na janela de busca o título "Marisa Monte documentário", que vai aparecer duas opções, uma com legenda em Espanhol (Documental), e outra com legenda em Inglês (Documentary).
Ou então, clique AQUI e vá direto para a página no YouTube.
"Infinito Ao Meu Redor" é o título do documentário.

Documentário no YouTube.

Quando comecei a ver esse documentário, com menos de 20 minutos, liguei para Duda Lopes, que tinha me indicado esse vídeo, e falei: --- Você me indicou esse vídeo porque, entre outras coisas, a narração é muito parecida com a que eu faço no meu Blog, né?
Ele respondeu que sim, parece mesmo.
Quem narra tudo é a própria cantora, e ela fala que é a visão dela, que cada músico ou outra pessoa envolvida nos shows pode ter uma visão diferente.
É a cara do meu Blog mesmo!
Como eu, ela narra tudo, direcionando para pessoas que não vivem no meio artístico.
Explicando cada detalhe de como uma turnê musical é produzida e realizada.
Nos mínimos detalhes...
Usando palavras e frases simples.
É muito legal o documentário. Não deixem de ver.
Várias coisas me chamaram a atenção nesse documentário.
Show de Marisa Monte no Teatro Guararapes. (Foto by Sávio Uchoa)

Uma delas foi essa forma de narração feita por Marisa Monte.
Perfeita! Uma conversa na sala de estar da casa dela, com amigos que não sabem como funciona, ou não sabem o que está por trás de um show e/ou turnê.
Ela não fala só dos shows, fala de tudo ao redor.
Ensaios, produção, divulgação, entrevistas para rádio e TV no mundo todo, e muitas vezes respondendo as mesmas perguntas, noites mal dormidas, músicos, técnicos etc.
Mostra até ela lavando suas roupas na banheira do hotel, procurando depois um local no quarto para estender essas roupas pra secar...
Documentário no YouTube.

Ela mostra nesse documentário até ela errando!!!!
Foi aí que ela ganhou os 100% da minha admiração!
Para muitos artistas (grande maioria), uma coisa inimaginável, inadmissível. Mostrar um erro? Jamais!!!!
Ela mostra.
Show de Marisa Monte no Teatro Guararapes. (Foto by Sávio Uchoa)

Vendo esse documentário, a pessoa consegue enxergar os motivos que fazem com que um show de Marisa Monte seja diferenciado.
Ela aluga um teatro por vários dias, monta todo o cenário e som, e faz os ensaios, ajustando tudo!
Ela anda com esse cenário para todos os shows no Brasil, e para todos os shows no resto do mundo!!!!!!
Não vou mais falar do documentário, vou deixar o resto para vocês conferirem no YouTube.
Só vou falar na conclusão do texto, da frase de Marisa que resume tudo, e que é a razão do título dessa postagem, ok?
É a razão também para a frase "explicação simples" que eu falei no começo desse texto, sobre todos gostarem dos shows dela.
Tá todo mundo aqui em Recife falando (mais uma vez!) desse show recente dela no Teatro Guararapes.
E o cenário, mais uma vez, aparece nos comentários.
O pessoal ainda se assusta.
Eu não.
E nunca fui à um show dela, como já comentei no início do texto.
E tem uma frase espetacular (entre muitas outras) que ela fala no documentário, que resume tudo isso que estou falando aqui...
Ela fala:
"Existem mulheres que compram sapatos. Outras, bolsas de grife. Eu, gosto de investir meu dinheiro fazendo shows. É minha maior vaidade."
Não tenho mais o que falar, a não ser:
Pois é...
Tá explicado, não?
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: