domingo, 10 de janeiro de 2021

Manuais ou apostilhas em Português - Yamaha Série TF.

 

Olá pessoal.
Como eu já imaginava, não vou conseguir seguir as normas de publicar um texto por semana para o Projeto Aldir Blanc.
Os assuntos vão aparecendo, e eu vou postando.
Se passar de 12 textos em três meses, tudo bem, fica de bônus. Não vou segurar textos para seguir o cronograma certinho, de um texto por semana.
No caso de hoje, vou disponibilizar um manual em Português da Série TF da Yamaha. 

Tive dois contatos com essa mesa, e nas duas vezes o técnico do evento falou que não dava para salvar a cena na mesa.
Fiquei intrigado na primeira vez, mas nem fui atrás para conferir isso, pois era muito difícil eu pegar essa mesa nos meus trabalhos.
Nesse segundo contato, depois de anos, ao ouvir o mesmo comentário, achei muito estranho isso não ser possível, e fui atrás conferir.
E nessa busca, acabei achando o manual em Português da TF, o qual estou informando aqui.
Quem quiser, solicita nos comentários, informando o email para onde eu devo enviar o documento.
Também não inventei esse quadro "Manuais ou apostilhas em Português" para esse Projeto Aldir Blanc.
Criei esse tipo de postagem faz um bom tempo, viu?
Entrei em contato com Lazzaro da Yamaha, para conferir que eu estava certo, e depois dele me confirmar que (logicamente) podíamos salvar a cena dentro da mesa, resolvi fazer essa postagem aqui.
Pedi para Bruno Lins, técnico de áudio do Teatro do Parque, fazer um vídeo curto mostrando o caminho para salvar a cena na mesa.
Como vocês vão poder notar, é bem simples. Basta clicar na janela SCENE no alto à esquerda, que aparece o local onde você salva, edita ou chama uma cena diretamente da memória interna da mesa.


Caso não consiga ver o vídeo aqui no Blog, é só clicar nesse LINK, que você vai ser direcionado para ver no meu canal no YouTube.
Fica aqui a dica, e querendo o manual da TF é só me solicitar.
Um abraço a todos.


 

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Projeto do Blog aprovado na Aldir Blanc - Primeira vez escrevendo por obrigação.

 

Olá pessoal.
Janaísa Cardoso (ex-esposa), já faz muito tempo que trabalha produzindo projetos culturais para prefeitura e governo.
E já faz um bom tempo também que ela fala em criar um projeto para meu Blog.
Ela sempre falou, mas nunca levou para frente a ideia. E eu sempre ouvi, e também nunca tentei levar a ideia pra frente. Nunca fui muito fã desses projetos, confesso, e não via como meu Blog poderia se encaixar num projeto, já que ele existe desde março de 2008!
A pandemia fez com que essa ideia dela se transformasse em um projeto, incentivado pela Lei Aldir Blanc.
Não recebi os auxílios do governo federal e da cultura (Aldir Blanc), pelo mesmo motivo: Declaração do Imposto de Renda de 2019 - Referência 2018.
Achei as regras absurdas para receber esses auxílios.
Usar como referência o que a pessoa ganhou em 2018 não me pareceu uma ideia muito boa, principalmente para quem trabalha com shows e eventos, sem nenhum vínculo empregatício, e muitas vezes recebendo pelos trabalhos meses depois. Não seria exagero eu falar que existiram (e ainda existem) casos em que os profissionais receberam depois de um ano!
Já comentei várias vezes aqui no Blog sobre esses absurdos nos pagamentos dos cachês.
Fiz vários trabalhos no carnaval de 2020 em fevereiro, e foram poucos que eu recebi com menos de 30 dias.
E um desses trabalhos só fui receber no dia 18 de novembro!!!!!
Por aí vocês imaginam como um freelancer "na área da cultura" vive.
Sobrevive seria a palavra mais correta, né?
E por que coloquei em destaque "na área da cultura"?
Porque se você chamar qualquer profissional freelancer para fazer um trabalho na sua casa, como um encanador, técnico em máquina de lavar, faxineira, eletricista, etc, NUNCA você vai cogitar em falar que vai pagar pelo serviço só depois de 30, 60, 90 ou até mais de 200 dias, né?
Ou falar: --- Te pago quando o artista me pagar o cachê do carnaval, ok?
Não existe essa possibilidade.
Na minha área, que considero "da cultura", isso é até comum!
Mas vou morrer falando que ISSO É UM ABSURDO!
Pois bem...
Vivendo desse jeito, é até complicado montar uma declaração de IR.
E para ser sincero, declaro IR desde 1998 apenas para ter uma comprovação de renda, pois isso sempre foi complicado na minha profissão. Comprovar uma renda, para ajudar numa compra à prazo.

A primeira declaração a gente nunca esquece.


Nunca contratei um profissional da área de contabilidade para fazer meu IR.
Sempre fiz uma média do que eu tinha recebido no ano, e em cima disso eu colocava o valor, mas nunca também considerei meus gastos nessas declarações. Ou seja... Praticamente todas as declarações que eu fiz, estavam erradas.
Mas até hoje, nunca tive problemas com a Receita por causa disso.
As declarações foram erradas porque eu não sei fazer, nunca fui de guardar comprovantes de despesas, de calcular direito quanto gastei de plano de saúde, etc.
E essas últimas declarações (2018, 2019, 2020) não fugiram dessa regra. Foram erradas também.
Foi a causa de eu não receber o auxílio do governo, e mesmo depois de eu retificar as duas últimas com a ajuda de um contador, não consegui receber o auxílio da Cultura pelo mesmo motivo, pois segundo o pessoal aqui da Secretaria de Cultura, meu nome ainda estava bloqueado na DataPrev por causa do valor declarado no IR.
Ahhh, enviei a declaração retificada na solicitação de revisão do meu caso, mas não serviu pra nada.
Vamos em frente, como diz meu amigo cantor.
E fui em frente.
Foi quando Janaísa me enviou o "esboço" do projeto que ela fez do Blog para o Edital de Criação, Fruição e Difusão LAB PE, da Lei Aldir Blanc.
Achei muito bem feito, e o mais importante: MUITO COERENTE!
Me animei ao ler o esboço, decidi por em prática, e fui atendendo às solicitações dela com relação aos documentos necessários para viabilizar o projeto.
Nunca fui muito fã desses projetos, como já falei lá em cima no texto, pois acredito que muitos são feitos visando exclusivamente o dinheiro que vão receber, e o que vai ser feito ou o prazer pelo que vai ser feito, ficam em um plano bem inferior.
E ganhar dinheiro com meu Blog nunca foi a razão para sua criação.
Escrevo aqui desde 2008 sem ganhar nada pra isso, só pelo prazer mesmo, de mostrar os bastidores dos meus trabalhos.
Tem até umas propagandas no Blog, que recebo alguns centavos quando alguém clica nos anúncios, mas eles só pagam alguma coisa quando esse valor chegar em 100 dólares.
Na última vez que dei uma olhadela, tava em 60 dólares.
Escrevendo desde 2008... Dá para notar que o dinheiro está em um plano bem inferior no quesito "motivo para escrever".
Ou seja... Nunca ganhei nada para escrever aqui até o mês passado, quando vi o depósito na minha conta Pessoa Jurídica (MEI) referente ao projeto aprovado.
Ele foi aprovado como Suplente, mas me falaram que todos os Suplentes seriam contemplados também.
Não iria mudar nada se o projeto não fosse aprovado, pois eu continuaria escrevendo para o Blog, como vou continuar depois dos 12 textos que terei que produzir para o projeto.
Vou parar de escrever quando não estiver tendo mais prazer com isso, e/ou quando achar que não estou ajudando mais ninguém com meus textos.
Também não posso negar que o dinheiro que recebi por esse projeto aprovado veio numa boa hora, principalmente por eu não ter recebido os dois auxílios citados anteriormente.
E confesso também, que se não houvesse uma remuneração, não acharia interessante colocar esse projeto.
Vou juntar o útil ao agradável.
Só não sei como vou me comportar para escrever para o projeto os 12 textos (agora, 11) com prazos e temas, pois nunca segui prazos, regras ou temas para escrever aqui.
Vai ser a primeira vez que vou escrever "por obrigação".
Normalmente escrevo sobre os trabalhos que eu participei, e todos sabem que os eventos estão praticamente parados desde março do ano passado!
E nesse ano de 2021 já estou vendo que não vou participar de um trabalho por semana, por três meses. Isso antes da pandemia já era difícil. Imaginem agora com os eventos proibidos...
Então, vou ter que ir atrás dos assuntos, coisa que nunca fiz.
Por enquanto, tenho dois assuntos que já sei que vou escrever. Um sobre um trabalho que fiz em dezembro, e outro sobre um trabalho de um amigo que eu fui ver, também no mês passado.
Os nove textos restantes, não tenho a menor ideia. Pois como falei, nunca escrevi por obrigação.
Até tenho alguns assuntos em mente, mas nada certo, só ideias.
Mas vou tentar fazer o que sempre faço nos meus trabalhos...
Me esforçar para fazer o melhor possível.
Vou me arrumar agora aqui pra ir vender as coxinhas, os pastéis, o caldo de cana, os sucos... Pois ainda estou ajudando meu amigo lá na lanchonete que ele inaugurou em outubro de 2020.
Fora esse trabalho aqui do Projeto da Aldir Blanc, estou fechando um trabalho com um estúdio, que deve resolver esse meu problema de não ter shows na pandemia, pois o trabalho de digitalização de acervo de vinil vai preencher todo o ano de 2021.
Fora o dente que quebrei no fim de 2020 comendo pipoca, acho que esse começo de ano vai ser promissor, mesmo com o danado do COVID-19.
Depois eu conto as histórias, e espero que eu me divirta, mesmo sendo por obrigação contratual.
Por causa desse projeto aprovado, recebi uma lista de todos os projetos feitos e aprovados, coisa que nunca tinha tido contato.
É gente, viu????
Com uma rápida "passada de olho" na lista, vi vários conhecidos e amigos do meio musical.
Não imaginava que era tanta gente.
Que bom que está ajudando muitos a divulgarem seus trabalhos
Como disse um amigo meu cantor um dia: --- Titio, o dinheiro está lá, e é para ser usado pra isso. Pagar projetos culturais. Por que não tentar aprovar um projeto?
Pois é...
Depois de ver essa lista, vou pensar mais sobre esse outro ponto de vista.
Só espero que a maioria daquelas pessoas na lista esteja fazendo o "negócio" com o prazer acima da remuneração, e que se divirtam do mesmo jeito que me divirto desde 2008, escrevendo para o meu Blog.
Um abraço a todos. 


terça-feira, 5 de janeiro de 2021

2020 - Arrebentado? Depende do ponto de vista!

Olá pessoal.
Essa da foto acima é Pepita.
Ela é a mascote da lanchonete onde estou desde outubro. O outro mascote é Dudu, um gato com cara de Don Juan, que vive saindo pela janela do caixa da lanchonete, para o passeio noturno, atrás de fazer novas amizades...
Eu ia até usar essa foto de Pepita, como uma analogia de como eu estava me sentindo ou me vendo, depois de 2020. Todo arrebentado (feio), mas depois de dois meses, já vejo a danadinha com outros olhos.
Ela tem vários apelidos carinhosos, como "Covid-19, Gremlin Depois De Molhado"... E por aí vai os elogios.

Gremlin no estado normal.

Para quem é novinho, Gremlins são personagens de um filme de 1984, criaturinhas lindas, carinhosas... Mas quando eram molhadas, se transformavam em monstrinhos horrendos e perversos.


Estrondoso sucesso de bilheteria, e com mérito! Steven Spielberg, pra variar.

Pois bem...
Como diz um amigo meu de Arapiraca, que foi na lanchonete e conheceu Pepita: --- Titio, ela é tão feinha, que é linda!
Pois é...
Já consigo ver a beleza da danada, com as perninhas finas, que lembram uma codorna.

Codorna.

Parece uma mistura de um cachorrinho Pequinês (lembram desse?), com uma codorna, um timbú e um Gremlin (depois de ser molhado).

Pequinês.

Mas não vou mais fazer essa analogia com Pepita, pra falar que eu estou todo arrebentado pelo ano que passou.

Timbú.

Até posso fazer a analogia, mas olhando pelo novo ponto de vista.
Realmente a pancada foi grande pra todos no mundo, e na minha área, estamos levando pauladas fortes até agora, pois não estamos conseguindo trabalhar.
Vou pensar que sou uma Pepita...
Pode até parecer que estou todo arrebentado pelo ano que passou, mas olhando bem, estou respirando ainda, vivo, conseguindo outros trabalhos, grandes prejuízos só financeiros, sem contrair o vírus até agora, e mesmo não conseguindo nenhum dos dois auxílios emergenciais (Governo e Aldir Blanc), um projeto do meu meu Blog feito por Janaísa Cardoso foi aprovado no Edital de Criação, Fruição e Difusão LAB PE, da Lei Aldir Blanc.
A próxima postagem aqui já dever ser resultado deste projeto, onde vou dar mais detalhes.
É isso.
Posso até está me sentindo uma Pepita, mas agora vendo pelo o outro ponto de vista.
Tou me sentindo lindo!
E com fôlego para passar mais um ano.
Logicamente, com todos vacinados, e os trabalhos voltando à normalidade.
Altos e baixos sempre vamos ter na vida. Isso aprendi muito cedo.
Mas essa pandemia saiu dessa normalidade de altos e baixos.
Pelo menos para quem não conheceu a danada da Gripe Espanhola, né?
Um abraço a todos.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Quem não chora, não mama - Vão começar a distribuir o auxílio Aldir Blanc em Pernambuco!

Olá pessoal.
Uma boa notícia hoje!!!
É uma boa notícia somente porque a coisa tá muito ruim!
Então, qualquer coisa que ajude, é uma boa notícia.
Resumindo... 1/3 das solicitações válidas vão começar a receber o auxílio da Lei Aldir Blanc aqui em Pernambuco.
Pois é... Só 1/3.
E como não ganho nem rifa feita por amigos, com 10 participantes apenas, não fui nem ver a lista dos agraciados.
Mas já fui avisado que meu lindo nome não estava na lista. Nem me assustei.
Segue o jogo.
Pelo menos começaram a falar que começaram a distribuir.
Já é alguma coisa, né??
Mais detalhes sobre essa "maratona", e para conferir se você é um dos 724 contemplados, clique AQUI.
Boa sorte a todos.
Um abraço a todos.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Lei Aldir Blanc PE - Algum sinal de vida??


Olá pessoal.
Não sei nos outros Estados, mas aqui, nenhum sinal de vida!!!
Entramos em dezembro, e nada do auxílio emergencial (Ahahahahaha) da lei Aldir Blanc chegar aos profissionais dos shows e eventos aqui em Pernambuco, que estão praticamente parados desde março deste ano!!!
Nada justifica essa demora, por mais que queiram explicar.
Como já falei aqui no Blog, recebi um auxílio dos EUA com um pouco mais de 30 dias da solicitação.
É pra desanimar, ou não?
Tive que enviar vários documentos para essa solicitação internacional, muito parecido com o que eu fiz aqui para receber o auxílio Aldir Blanc.
Usei um tradutor para fazer os textos e declarações que enviei para o Crew Nation, com meu Filho ajustando essas traduções, mas soube de colegas que receberam esse auxílio dos EUA mandando todos os documentos em Português!!!!!
Como pode???
Fora essa diferença absurda, não escuto mais nada sobre o auxílio Aldir Blanc aqui em Recife.
Fui na página da Secretaria de Cultura de PE para ver se tinha algum comunicado, mas não tem nada falando do problema.


Nenhum sinal de vida!!!!!!
Impressionante!!!
Mesmo já imaginando que a facilidade que temos para pagar algo para os órgãos públicos (MEI, IPTU, etc) nunca é igual quando temos algo para receber deles, ainda assim me assustei pelo que está acontecendo.
Foi além do que eu imaginava!!!
Eles se superaram.
Espero um dia eu deixar de me arrepiar ao ouvir essas siglas: EMPETUR, SECULT, FUNDARPE, PCR...
Mas o arrepio não é de prazer não, viu?
É de medo!!!!!
Um abraço a todos.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Operar o som d'O Grande Encontro ou de um show na Europa, e cuidar de uma lanchonete - Qual a semelhança?

 

Olá pessoal.
Comparação "meio" doida, né?
O que pode ter de semelhante nessas três coisas que coloquei no texto?
Vou tentar explicar.
Antes de falar qual a semelhança, gostaria de falar novamente que "não estamos no mesmo barco" nessa pandemia, como já falei aqui no Blog anteriormente.
Estaríamos SE todos estivessem sem poder trabalhar desde março.
Se você está sem receber qualquer dinheiro do seu principal trabalho desde março desse ano, aí você está no mesmo barco que eu. Caso contrário, posso afirmar que o mais correto seria dizer que estamos no mesmo mar revolto, mas com acessórios de sobrevivência diferentes.
Mas vamos voltar para a comparação do título desta postagem.
Acho que posso fazer esta comparação porque já fiz as três coisas.

Operando o som do O Grande Encontro (2020). Foto by Mário Jorge.

Operei o som do show O Grande Encontro uma vez, já operei o som de vários shows na Europa, e atualmente estou a quase dois meses ajudando um amigo que abriu recentemente uma lanchonete aqui perto de casa. Já posso afirmar que sou quase um gerente da lanchonete.
Eu estava passando muito tempo em casa, e não pensei duas vezes em ajudar esse amigo.
Ainda fiz alguns trabalhos com áudio desde março, mas posso falar que foram minguados.
Exceto na segunda-feira, vou todos os dias para a lanchonete, chegando lá perto das 15h e saindo depois das 22h.
Resumindo... Chego em casa perto das 23h, e até para ver meus filmes e tomar meu vinho tá complicado.
Mas não reclamo, pois foi muito bom eu preencher o tempo vago, enquanto meus trabalhos com áudio não voltam ao normal.
E durante esses dias em que eu estou na lanchonete (moendo cana, passando as polpas de frutas no liquidificador para fazer os sucos, entregando os salgados para os clientes, ou passando o pedido para Maiara e Aline que fazem os pastéis e coxinhas), pensei nessa comparação.
E não foi difícil achar algo semelhante não, viu??? Pelo menos para mim.

Paléo Festival (Nyon - Suíça) - Tour 2008 com Silvério Pessoa.

Lembrando dos meus trabalhos com áudio, que já foram muitos até aqui, e comparando com esse meu trabalho na lanchonete, foi fácil ver a semelhança.
Em todos esses trabalhos, inclusive nesse da lanchonete, me esforcei ao máximo (e ainda estou me esforçando) para fazer o trabalho bem feito!
Do mesmo jeito que sempre tento acertar no resultado sonoro de um show, fiz de tudo para acertar no caldo de cana, ou no suco, ou no atendimento ao cliente.
Pude notar que eu "visto a camisa" na lanchonete como eu visto nos meus trabalhos com o áudio.
Mesma coisa!!! Mesma intensidade. Não muda nada!
Essa é a semelhança que eu queria mostrar pra vocês.

Interior da lanchonete Naskina, com Aline e Maiara. (Dias atrás).

Seja qual for o trabalho, eu vou sempre tentar fazer o melhor!
E acho também que quando se faz isso, o profissional se diverte sempre, independente do serviço.
Espero que esse relato de hoje aqui no Blog ajude alguém.
Um abraço a todos. 

PS: --- Caldo de cana com ou sem limão???