terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Baile do Menino Deus 2010 – Quase saio do buraco!

Olá pessoal.
Mais um ano indo embora e mais um ano fazendo o monitor do Baile do Menino Deus em Recife.
Nem estava muito disposto a trabalhar neste Natal, não vou mentir.
E esta pré-disposição me fez quase pular fora no primeiro dia de montagem e sound check. Meu colega Arnaldo, da empresa PA Áudio, teve que aguentar meu mau humor nos dias de montagem e ensaio.
Obrigado Arnaldo pela paciência. Acho que a tristeza de ver um amigo enterrando a mãe dele ajudou nesta minha atitude.
Amanhã vou para uma praia com meu cantor-amigo (ou seria amigo-cantor?) Silvério Pessoa com sua família e mais uns amigos com as respectivas famílias e namoradas. Vai ser nosso dia de Natal.
Já comprei as carnes para os dias de churrasco e os vinhos.
Vai ter Casillero Del Diablo, Reservado, Travessia (todos da Concha y Toro), Gato Negro, Trivento e outros que não me lembro do nome.
Vai ter picanha, maminha, linguiça toscana, coração de galinha, bisteca e lombo de porco.
Neste dois quesitos a gente está bem.
Fiquei muito impressionado com o preço da picanha. A que eu sabia que era muito boa, estava custando mais de 60 reais o quilo!! Peguei uma mais barata, pois meus cachês não seguiram o mesmo percentual de aumento.
O resto a gente combinou de comprar lá mesmo.


Eu não tinha nenhuma cena do monitor do Baile do Menino Deus (BMD) do ano passado. Tive que começar do zero. Ano passado foi disponibilizada uma LS9 da Yamaha. Não lembro porque não guardei uma cena da mesa. Geralmente guardo todas. Mesmo sendo outro modelo de mesa da Yamaha neste ano (M7CL), eu tenho um programinha (que não foi feito pela Yamaha) chamado OpenMix Tools que faz a adaptação da cena de um modelo de mesa para o outro modelo. Ele é um aplicativo para ser rodado no navegador Firefox. Nunca testei na estrada. Só testei em casa brincando. Já falei sobre este aplicativo aqui no Blog. É só procurar.
A Yamaha desenvolveu (acho que demorou muito) um programinha para fazer o mesmo serviço, mas ainda não está disponível.
Mais detalhes: http://gigplace.com.br/blog/?p=168
Rogério (um dos sócios da PA Áudio), que opera o som do PA do BMD, me falou que colocou a M7CL no monitor para eu poder usar meu wireless, me possibilitando fazer todo o trabalho fora do buraco embaixo do palco. Poderia fazer isso também com a LS9, mas acho que eu não tinha ainda meu roteador sem fio em dezembro de 2009.
Logo no primeiro dia tive problemas (mais uma vez!!!!) com meu sinal wireless. Começou até bem. Alinhei os três monitores da frente sem problemas usando meu laptop controlando a mesa que estava embaixo do palco.


Mas quando fui alinhar os monitores que estavam no fundo do palco, comecei a ter problemas com o sinal. Tentei algumas vezes ainda estabilizar o sinal, mas sempre dava o mesmo erro. E era diferente dos problemas que tive antes nos shows de Tom Zé no FITO, onde simplesmente o programa Studio Manager passava para OFFLINE.
Desta vez apareceu uma mensagem na tela que falava que estava existindo uma incompatibilidade do programa com a versão da mesa, e que também poderia ser algum problema na conexão e era bom eu verificar.
Eu estava usando o editor correto para a mesa e as conexões estavam certas. Não perdi mais tempo tentando e conectei a mesa ao laptop via cabo de rede. O problema persistiu. A mensagem continuava aparecendo. Teve um momento que a mesa travou. Não conseguia mudar nada nela. Tive que reiniciá-la.


Resolvi então desligar também o cabo de rede. Tudo indicava que era a ligação via rede que estava dando algum conflito na mesa.
Estes problemas aconteceram no primeiro dia. Ainda tentei no segundo dia usar o wireless, mas o problema apareceu novamente. Desisti de usar o wireless, e tentei usar o laptop ligado diretamente na mesa novamente, pois a mesa estava com um fader central com defeito e este fader poderia causar problemas na mixagem durante o evento. Numa mesa digital, um fader pode ter várias funções, e com o defeito que este fader central apresentava, poderia causar uma realimentação forte quando usado numa destas funções.
Se eu fizesse os ajustes pelo laptop, este risco seria eliminado.


A mensagem de erro não apareceu mais. Não tenho a menor idéia de onde está o problema!
Aproveitei hoje e fui no site da Yamaha ver se eu estava com as versões mais recentes dos editores da mesas (cada mesa tem um editor próprio) e do DME-N Network Driver (que sem ele a conexão via rede ou wireless não pode ser feita).



Tanto o editor da M7CL (Version 3), quanto o DME–N que eu estava usando estavam desatualizados. Baixei os mais recentes e instalei-os. Vamos ver se na próxima vez melhora.
No primeiro dia de espetáculo já cheguei com um sorriso no rosto pedindo desculpas ao amigo Arnaldo. Disse que estava renovado naquele dia e que nada iria me tirar a paciência. Será?


O grande problema na monitoração do BMD é que são poucos monitores para muita gente!
E mesmo assim uso 16 vias de monitoração! Exatamente... São dezesseis vias de monitores! A M7CL vem de fábrica com somente 16 saídas. Eu estava usando todas!
Depois fiquei sabendo que a mesa estava com mais 4 saídas extras, conseguidas através de uma placa que é comprada separadamente. Poderia então fazer 20 vias de monitoração.


Como não dava para que todos no palco usassem fones, alguns monitores serviam para mais de um músico. E estes músicos estavam em distâncias diferentes em relação a estes monitores. Imaginaram o problema? Quando o músico que estava mais longe pedia para aumentar o som do instrumento dele no monitor, este instrumento ficava muito alto para o músico que estava mais perto do monitor. Esta novela já dura desde o primeiro BMD que eu fiz.
Estou falando muito da parte técnica hoje não é?



Quem pensou que eu iria perder a paciência, errou!
Fui decidido a não perder. Em casa, quando estava deitado tentando dormir, falei para mim mesmo (faço muito isso, falo comigo mesmo): --- Você reclama quando não tem trabalho e reclama quando tem. Não pode ser deste jeito não Ildemar.
É Titio falando com Ildemar.
Doido? Pode ser, mas é assim que faço. (risos)
E muitas vezes esta técnica de doido funciona!
Quase quem perdeu a paciência foi Rogério lá na frente. Eu não.
Nem a cabeçada que eu dei na viga de madeira da pequena porta de entrada do meu buraco mudou meu ânimo. Como disse Arnaldo: --- Já tá sem muito cabelo na cabeça, e agora perdeu mais um pouquinho.


Já estou pensando no churrasco e vinho de amanhã, e de depois de amanhã, e de quinta-feira também!
Só sinto de não poder levar meu Filho. Ele está se matando de estudar para ver se recupera o tempo que passou sem estudar direito no ano. Ficou ainda em três matérias para as provas finais. E estas provas acontecem na quarta e quinta-feira que vem.
Vou ver se vou com ele para João Pessoa no réveillon. Recebi um convite de uns amigos de lá para passar a noite numa casa de praia.
Tem também o convite do meu amigo Kalunga (operador de PA de Ivete Sangalo) para tomar um(ns) vinho(s) no réveillon que vai ter o show de Ivete aqui em Recife.
Convites bons eu recebi. Deixa eu ver com meu Filho o que ele acha dos convites.


Como o projeto de controlar a mesa via wireless fora do buraco não deu certo e a PA Áudio não levou a câmera e o monitor de TV para eu poder visualizar o palco como aconteceu nos anos retrasados, fiquei refém do roteiro que fiz previamente com o maestro.
Neste roteiro eu colocava quem cantava em cada música e ia abrindo os canais só na hora para diminuir o risco de realimentação por causa de canais abertos desnecessariamente.



Quanto mais canais abertos, mais risco de microfonia. Se você sabe exatamente onde vai precisar daquele canal aberto, e ele só vai ser usado em poucos momentos, deixe-o fechado.
Pela primeira vez fiquei sentado durante todo um show!



Colei o roteiro no teto improvisado da minha cabine, que era um pedaço de madeira colocado para evitar que água ou areia caíssem na mesa, e fui seguindo este roteiro durante o espetáculo. Abre o coro masculino, fecha o infantil, abre o canal do cantor, fecha o coro masculino, abre o da cantora agora e abre o coro infantil, fecha o coro feminino... Foi assim até o final. Ainda fiz alguns ajustes na equalização dos monitores durante o espetáculo ouvindo as vias pelo meu fone.
Ficava todo o tempo monitorando as vias de monitores pelo meu fone e fazendo ajustes no volume de alguma coisa quando achava necessário.



Quando estávamos armando tudo para o segundo dia de apresentação, Arnaldo me passou que o maestro não estava satisfeito com a monitoração dele. Tem uma via só para ele. Pensei que só a falha que houve no acordeom tinha sido o único ponto negativo do dia anterior.
Conversamos e refizemos a mixagem. Não vou mais falar sobre a parte técnica. Já falei muito.
Nos outros dois dias não teve mais nenhuma observação. Inclusive na montagem do terceiro dia de espetáculo o maestro falou que o dia anterior foi perfeito!
São seis vias de monitores de chão e dez vias de fones. Uma destas vias de fone é de reserva, só usada em caso de emergência.



Usei todos os 48 canais da mesa no espetáculo. Eram 47, mas precisei duplicar a voz de Silvério Pessoa na mesa porque o canal era usado por mais dois cantores e eu precisava de regulagens diferentes entre eles e eu não queria fazer uma cena para cada um. Não estava a fim de ficar mudando cena entre as músicas neste ano. Já fiz isso em anos anteriores.


Mesmo não conseguindo sair do buraco neste ano no BMD (do SERASA eu consegui!), até que não foi muito duro ficar lá embaixo. Fiquei sentado todo tempo.


Duro mesmo foi ver as fotos que Silvério Pessoa tirou de mim enquanto eu fazia o roteiro com o maestro e comprovar que estou completamente careca!
Ou então escrever este texto sem tomar uma tacinha de vinho, sabendo que tenho nove garrafas ao meu alcance aqui no apartamento! Isso sim foi duro.



Que 2011 seja muito legal para todos vocês, como foi 2010 para mim. Mesmo passando por apertos, consegui andar para frente. Os obstáculos fazem parte da vida. Só nos resta ultrapassá-los.


Como minha amiga (e única mulher que pedi em casamento) Adri falou em seu comentário no texto Rapidinha 100 deste Blog, sobre uma coisa que ela ouviu de um amigo dela:
“Não importa o que esteja fazendo, sempre tenha orgulho disso e crie algo especial, porque é nos detalhes que você deixa a sua MARCA. E a qualidade só é percebida quando nos diferenciamos pelos pequenos detalhes. O reconhecimento de um trabalho bem feito aumenta a motivação”.

Achei muito legal o que este amigo dela disse.


E ratificando também o que já falei duas vezes aqui no Blog e não vou cansar de repetir:
“Façam o máximo para preservar a família e os amigos. Aprendi que tudo fica mais complicado sem estas duas coisas”.






Um abraço a todos.

Um comentário:

Adri disse...

Ta aí .... a sua Marca!!!! Parabéns por mais um trabalho lindo..... e com relação ao pedido de casamento kkkkkkkkkk nunca respondi a ele né... kkkkkkkkkkkkkkkkk.....beijos adoro você!!!CARECAAAAAAA