terça-feira, 7 de outubro de 2014

Alceu Valença no Centro de Convenções de PE – Usando o iPad com a PM5D.


Olá pessoal.
Nem fui votar no primeiro turno, para variar...
Estou esperando uma reforma política, uma reforma no jeito de se fazer política aqui.
Enquanto isso não acontece, vou ficando em casa mesmo.
No segundo turno vou ter que ir votar (nulo) porque tenho que renovar o passaporte que vence em janeiro de 2015, e para fazer isso tenho que levar o comprovante que votou na última eleição.
Este texto de hoje vai ser mais uma vez direcionado aos amigos e colegas de profissão.

Tou achando chato só falar de coisas técnicas, mas não tive como escapar disso hoje.
No dia 27 de setembro fiz mais um trabalho para Alceu Valença, mais um monitor.
O show aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco, e o show fazia parte de um Congresso de Dermatologia.
Fazia tempo que não via tanta mulher bonita e elegante num lugar só!
Limpei a vista.
Mas também foi só isso que eu limpei mesmo. 
Fazia tempo também que não via tanta gente esculhambando tanta gente no Facebook. 
Política é bronca! Todos estão com a razão e todo adversário é ladrão, drogado, prostituto, canalha, puto, corno, filho da puta, assassino, estuprador, pedófilo, etc, etc, etc, etc...
Acredito que neste segundo turno é que a coisa vai ficar mais pesada ainda!


Informei-me sobre qual seria a empresa de som, e fiquei sabendo que seria Bizasom. Liguei para Rodrigo (Bizasom), confirmei que seria a PM5D no monitor e uma Venue no PA, e enviei o input list.
Dois dias depois tive que refazer o input list porque decidiram colocar 3 metais e mais dois canais de teclados.
Tudo certo.
Só teria uma banda antes de Alceu, mas a maioria dos nossos canais iriam ficar ligados e a nossa bateria e os teclados não iriam sair do lugar.
Como estava tudo tranquilo, resolvi testar o uso do iPad controlando o laptop (via VNC) que estava conectado à mesa de monitor.
Alguns dias atrás fui no Estúdio Carranca, para conversar com meu amigo Júnior Evangelista, pois ele já tinha usado este sistema.
Fui lá para ele me ensinar como se fazia.
Eu sabia há muito tempo que isso era possível, mas nunca achei que era necessário porque a conexão não seria direta entre o iPad e a mesa. Teria que ter um laptop no meio. E que levaria mais tempo para se fazer esta conexão, correndo assim mais riscos que não desse certo e eu perderia tempo no sound check.
Sabia também que a resposta das ações no iPad não eram rápidas, pois o iPad estaria controlando o laptop e não a mesa.
Evangelista me animou falando que dava pra usar bem o sistema principalmente para alinhar os monitores, por isso fui lá falar com ele.
Passei um bom tempo conversando com Júnior e testando a conexão.
Aproveitei e testei a conexão do iPad com a X32 Rack que eles tem no estúdio. Muito legal. Resposta instantânea como a que temos no Stage Mix da Yamaha.
Muito boa a opção da X32 Rack para shows com até 32 canais.
Dá para levar na mala de qualquer carro popular, como o meu Celta.
Mas vamos voltar ao assunto do VNC.
Tenho uma dificuldade enorme nestes assuntos de rede wireless, IP, VNC, roteadores...
Vou aprendendo na marra.
Por isso estava relutando em falar sobre este assunto aqui no Blog, por não ter um domínio do assunto.
Muitas vezes fui fazendo testes e aprendendo com os erros, e em outros casos, como este aqui, pedi orientação de um amigo antes.
Depois de algumas horas testando e fazendo anotações com Júnior no Estúdio Carranca, consegui fazer a conexão wireless do meu iPad com o laptop via VNC.
Usar o iPad com a mesa Venue não precisa ter o laptop. É só ter o roteador sem fio e o iPad.






Já falei sobre esta conexão do Ipad com a Venue aqui no Blog, é só procurar.
Mas no caso das mesas PM5D, 01V96, DM2000, onde a porta de conexão é USB, para controlar a mesa pelo iPad, tem que ter um laptop no meio da conexão.
Aqui vou passar como fazer a conexão do iPad com o laptop usando o VNC, porque esta conexão não interfere na outra conexão entre a mesa e o laptop.
Primeiramente você tem que fazer a conexão da mesa com o laptop, no caso das mesas Yamaha que comentei acima, esta conexão é feita através de cabo USB, usando o programa Studio Manager.
O laptop (ou desktop) está conectado com a mesa através do Studio Manager?
Você já está controlando a mesa pelo laptop?
Ok, vamos agora controlar este laptop pelo iPad usando um roteador sem fio.
Vou colocar as anotações que fiz no meu encontro com Evangelista, esclarecendo mais.
- Ligue o roteador no laptop.
- No laptop: Abrir a central de rede e compartilhamento > Alterar as configurações do adaptador > Conexão local com o botão direito > Propriedades > Clicar em Protocolo TCP/IP Versão 4 para marcar e logo abaixo clicar no botão Propriedades.
- Clicar em Usar o seguinte endereço IP e colocar qualquer endereço, ex: 192.168.0.3. (Este ponto depois do 3 não existe lá, foi só para eu encerrar a frase aqui, ok? Desconsidere os outros pontos no final dos outros números que você vai encontrar abaixo neste texto, são só para finalizar as frases).
- Máscara de rede colocar 255.255.255.0.
Você vai ter que instalar no laptop um programa VNC.
Eu uso o UltraVNC (Viewer e Server) que é grátis e pode ser baixado na internet.
Neste caso do iPad vamos usar o Server.
O UltraVNC Viewer eu uso para conectar (via wireless) o laptop com a mesa Venue.
Também já falei sobre esta conexão aqui no Blog.
É muito rolo, não acham?
Eu acho. Por isso sempre deixo minhas anotações no iPad ou num local na internet onde posso dar uma conferida. Como falei aqui antes, venho até no meu Blog dar uma lida no que escrevi, pois sempre esqueço.
Vamos lá... Depois de feitas as escolhas na Central de Rede do laptop, rode o UltraVNC Server.
O ícone do VNC Server vai ficar na barra de ferramentas, e você clicando com o botão direito nele vai aparecer várias opções, escolha Admin Properties.
Vai abrir esta janela abaixo.
Deixe como está na foto.
Clique na foto para ampliar.

Nesta janela você coloca uma senha na janela VNC Password, que só fica ativa quando a opção lá em cima Accept Socket Connections está marcada.
Coloque a mesma senha na janela View-Only Password.
Lá em cima, com a opção Auto marcada, observar qual o número que está ao lado do nome MAIN. No meu caso aqui é 5901.
Isso vai ser importante na hora de configurar o iTeleport.
Aperte agora APPLY para sair e salvar as alterações no Server.
Se o computador pedir uma autorização do administrador para fazer as mudanças, aperte OK.
Clicando duas vezes no ícone do VNC Server, aparece esta janela abaixo. Deixe as opções como está na foto.
Clique na foto para ampliar.

Vamos para o iPad.
Conecte-se ao roteador usando o WIFI do iPad.
No meu caso, o nome da minha rede que eu configurei há muito tempo no roteador se chama Titio Show.
Clique na conexão Titio Show e escolha a opção ESTÁTICO.
Coloque o endereço IP igual ao que está no laptop MAS MUDE O ÚLTIMO NÚMERO.
No laptop está 192.168.0.3.
Coloque 192.168.0.8 e coloque 255.255.255.0 na Másc Sub-rede.
Nunca mexi neste DNS, ficando sempre 1.

Pronto. Agora vamos abrir o iTeleport no iPad.
Você compra este APP no App Store, mas tem que ter uma conta lá e ter um cartão de crédito internacional.
Custa uns 20 dólares e vale o preço.
Ao abrir o iTeleport, você clica na opção MANUAL que fica na parte de baixo.
E na parte de cima à direita tem o sinal de + (mais), clique nele para configurar.

NAME: Coloque o nome que você quiser. Eu coloquei VNC LAPTOP.
PROTOCOL: Escolha VNC.
ADDRESS: Coloque o mesmo endereço que está no laptop, ou seja, 192.168.0.3. 
Atenção aqui! Em PORT você tem que colocar o mesmo número que está nas opções do Ultra VNC Server. No meu caso aqui foi 5901.

 
SECURITY: Colocar a senha que você escolheu no UltraVNC Server.
COMPUTER: Escolha o sistema operacional do seu laptop, no meu caso é Windows.
Pronto, agora é só clicar em SAVE SERVER.
O nome que você escolheu vai aparecer agora na janela de MANUAL do iTeleport.
É só clicar no nome pra fazer a conexão com o laptop.
A conexão acontece em menos de 4 segundos.
Se isso não acontecer, teve algum erro nas configurações lá atrás.
Vai ter que ir tentando achar onde foi o erro.


Esta configuração que eu fiz no meu iTeleport e coloquei o nome de VNC LAPTOP fica direto aqui, só verifico e ajusto os endereços nas próximas conexões.
Como sempre uso o MEU roteador, o Ipad reconhece na hora a rede Titio Show e eu só faço os ajustes dos endereços na janela ESTÁTICO.
Pode ser que para quem entende de redes, IP, VNC, possa ser até simples, mas para mim foi uma novela fazer esta conexão.
Quando se trabalha muito com isso, tudo fica mais prático e automático.
Mas como não é o meu caso, onde faço shows esporadicamente, tenho que ter as anotações em algum lugar para me ajudar.
Façam o mesmo, ajuda bastante.
Podem fazer que nem eu, vindo aqui no Blog para ler novamente as explicações, conferindo com as anotações que fizeram.
Espero ter ajudado.
Mais uma vez nem falei do show.
Mas foi muito legal.
Alinhei os monitores usando o iPad.
Funcionou perfeitamente.
Com tempo sobrando, dá até para ir fazendo o monitor da galera no palco, mas ainda é bem mais rápido usando a mesa.
Ahhh!
Pela primeira vez nestes meus trabalhos (que não foram poucos) com Alceu, ele não cantou Tropicana!!!!!

Um abraço a todos.
PS: Obrigado Júnior Evangelista. Sem suas explicações e paciência naquela tarde, eu nunca poderia escrever este texto hoje aqui. Você só não é muito confiável nas marcações das farras com vinho.

Nenhum comentário: